quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conheça 10 fatores que encurtam a expectativa de vida!

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, elegeu dez fatores que podem comprometer a longevidade nos próximos 10 anos. De acordo com os pesquisadores, quanto mais fatores uma pessoa possuir, menor será sua expectativa de vida. Os fatores são os seguintes:

1.Idade
Inevitavelmente, o tempo traz mudanças negativas ao nosso organismo. As deficiências que o nosso corpo vai adquirindo com a idade, como reparação dos tecidos e de combate a infecções e câncer, podem mascarar outros problemas de saúde, gerando um tardio ou equivocado diagnóstico de doenças. O envelhecimento das células, das artérias e do cérebro, atrapalhando suas funções, são outros fatores que cooperam para a eleição da idade entre os 10 fatores.





2.Ser do sexo masculino
As mulheres, comprovadamente, vivem mais que os homens, portanto, só o fato de ser homem já diminui um pouco a expectativa de vida. A mulher vai ao médico com mais frequência relatar suas queixas, já os homens, costumam ser mais relapsos com a saúde. Outro problema é o fato dos homens terem uma taxa metabólica maior e o desgaste das células mais intenso, gerando, assim, mais calor, mais transpiração,  mais força, porém, maior desgaste da máquina do corpo humano.



3. Tabagismo
O uso do cigarro é fator auxiliar para infartos, derrames, cânceres, entre outras doenças. Fumar gera inflamação e divisão celular que, para serem amenizados, exigem um consumo elevado de nossas energia. Isso demanda um movimento ativo do seu corpo, que não vai sobrar depois. Osdanos do cigarro para a saúde só são realmente zerados se o indivíduo parar antes dos 30 anos. Porém, sempre fica algum dano nos pulmões ou no coração, causados pelo mau-hábito, e por mais que a genética influencie na saúde também, 80% das causas de doenças são creditadas ao estilo de vida que a pessoa cria para si mesma.



4. Gordura Corporal
A gordura produz substâncias chamadas adipocinas, que são tóxicas, as quais aumentam as chances de se apresentar hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e câncer, entre outros.A gordura localizada, principalmente na região do abdômen, é considerada a mais nociva, pois promove um quadro inflamatório que agride nossos vasos sanguíneos, propiciando infarto e AVC. Também sobrecarrega de gordura o fígado, que em alguns casos evolui para cirrose, e o pâncreas, levando ao diabetes.


5. Diabetes
Nesse quadro há alta taxa de açúcar no sangue, já que a insulina, hormônio que leva a glicose para dentro das células, está em falta ou não funciona mais tão bem. Isso danifica o corpo todo.  Diabetes causam danos em diversas estruturas do organismo, como o cérebro, o coração e os rins.




6. Doenças Cardiovasculares
Já as doenças cardiovasculares, que podem ser consequentes da diabetes ou não, representam a maior causa de mortes no Brasil, cerca de 800 mil pessoas ao ano, por promoverem a obstrução da parede dos vasos, que, quando mais severa, leva a falta de circulação e morte das células que são irrigadas por esta artéria.





7. Câncer
O câncer drena energia do corpo, que poderia estar sendo enviada para outros processos metabólicos. O tumor promove perda importante de massa muscular e óssea, ainda que determinada a cura. Além disso, libera substâncias na circulação que inibem o apetite, agravando o estado de desnutrição. O tratamento também é arriscado, afinal a quimio ou a radioterapia acabam afetando não só as células cancerígenas, como também as normais. De acordo com o estudo, quem já teve câncer tem muito mais chances de reapresentar a doença.

8. Doença Pulmonar
A doença crônica mais comum dos pulmões é o DPOC, que pode se apresentar como bronquite crônica, causando uma inflamação nos brônquios, ou como enfisema pulmonar, que resulta em destruição dos pulmões ao longo do tempo. Em ambos os casos, a passagem de ar para os pulmões, e consequentemente a entrega de oxigênio para o corpo, é comprometida. E isso causa ainda outros problemas, além da redução de energia que é fornecida ao corpo




9. Dificuldades ao lidar com finanças
Depois de tantos problemas de saúde, parece estranho ver um fator do dia a dia nessa lista. Mas se uma pessoa que lidava bem com seu dinheiro começa a ter dificuldades nessa tarefa, ainda mais com o passar do tempo, isso só pode significar algum problema cognitivo, que tende a se agravar no futuro e até se manifestar na forma de doenças como o Alzheimer.  Esses males da mente podem se relacionar de diversas formas a comprometimento da expectativa de vida.





10. Dificuldade com a locomoção, banho e manuseio de objetos
Em primeiro lugar, essas dificuldades com atividades motoras representam dependência e podem aparecer em decorrência de alguma limitação físicas ou de doenças como AVC, paralisia ou Alzheimer. Além disso, normalmente esses problemas estão ligados a uma redução da massa muscular também, que é nosso reservatório de proteínas em casos de desnutrição, por exemplo. Portanto, quem tem maior reserva muscular tem maior capacidade para enfrentar doenças que exijam mais proteínas, lembrando também que os anticorpos são proteicos, ou seja, a capacidade de se defenderem de infecções fica reduzida.


 
FONTE:YAHOO! (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário